Dúdvidas Frequentes


Como faço para tirar uma identidade?
Preciso pagar para tirar uma identidade?
Posso escolher a data de atendimento?
Agendei, paguei mas não compareci no dia marcado, o que eu faço?
Depois de pagar o boleto, o que eu faço?
Quais os documentos necessários?
Como faço pra emitir segunda via do comprovante de agendamento?
Por que quando eu tento fazer um agendamento a tela fica em branco?
Por que quando eu tento fazer um agendamento sempre é gerado um boleto?
Posso fazer agendamento com boleto avulso (boletos distribuído nos postos de atendimento)?
Paguei pelo internet banking, preciso levar uma cópia do boleto?
Quando posso utilizar um boletim de ocorrência?
Por que meu boletim de ocorrência não dá direito a gratuidade?
Tenho mais de 60 anos. Preciso fazer agendamento?
Perdi meu boleto e não paguei, posso emitir uma segunda via?
Nome de casado ou nome de solteiro, qual utilizar?
Ainda tenho dúvidas, com quem posso falar?

Como faço para tirar uma identidade?
Você deve fazer um agendamento para seu atendimento no site agendamento.policiacivil.pa.gov.br ou ir em um dos postos que atendem por ordem de chegada.
Preciso pagar para tirar uma identidade?
A emissão de identidade é gratuita para os seguintes casos:
  • Para pessoas que irão tirar 1ª via;
  • Para pessoas com 60 anos ou mais;
  • Para quem for tirar 2ª via e possuir boletim de ocorrência com até 30 dias do fato e que o motivo determinante seja furto ou roubo.
Quem não se enquadrar em alguma das situações acima deve pagar a taxa de R$ 37,13.
Posso escolher a data de atendimento?
Não. As datas são preenchidas automaticamente pelo sistema de acordo com a disponibilidade. Alguns postos disponibilizam horários de atendimento e você pode escolher um deles para ser atendido.
Agendei, paguei mas não compareci no dia marcado, o que eu faço?
Você deve ir ao posto escolhido no seu agendamento e conversar com o gerente do posto pare resolver sua situação.
Depois de pagar o boleto, o que eu faço?
Você deve confirmar o pagamento do seu boleto pelo site: agendamento.policiacivil.pa.gov.br no 2º Passo (Confirmar Pagamento).
Quais os documentos necessários?
  • 2 fotos 3x4;
  • Certidão Original (nascimento, casamento, divórcio...);
  • Comprovante de residência original e recente (3 últimos meses no máximo);
  • Menor de 16 anos deverá estar acompanhado de seu responsável legal;
  • Boleto e comprovante de pagamento do boleto (quando houver).
Como faço pra emitir segunda via do comprovante de agendamento?
Basta preencher o formulário de agendamento novamente que será exibido o botão de reimpressão de comprovante.
Por que quando eu tento fazer um agendamento a tela fica em branco?
Seu navegador está desatualizado. Para geração de boletos é necessário usar alguns recursos que os navegadores mais antigos não possuem. Recomendamos o uso dos seguintes navegadores para o correto funcionamento do site:
Por que quando eu tento fazer um agendamento sempre é gerado um boleto?
A partir da segunda via é necessário o pagamento da taxa para emissão da nova carteira. O sistema verifica no banco de dados da Identificação Civil a via atual de seu RG e se for necessário gera um boleto que pode ser pago em qualquer agência bancária até o vencimento.
Posso fazer agendamento com boleto avulso (boletos distribuído nos postos de atendimento)?
Não. Quando pagar um boleto avulso você deve se dirigir a um dos postos que atendem por ordem de chegada.
Paguei pelo internet banking, preciso levar uma cópia do boleto?
Sim. É obrigatório a apresentação do boleto e do comprovante de pagamento para casos em que foi preciso gerar boleto para atendimento.
Quando posso utilizar um boletim de ocorrência?
De acordo com o artigo 3º da Lei 6.394/01 - Assembleia Legislativa do Estado do Pará de 01/10/2001:
" A 2ª via do documento deverá se requerida no prazo máximo de 30 (trinta) dias do fato.
Parágrafo único. Após o prazo estabelecido no caput deste artigo, os cidadãos perderão o direito expresso por esta Lei."
Por que meu boletim de ocorrência não dá direito a gratuidade?
O boletim deverá ter no máximo 30 dias do fato e o motivo determinante deve ser furto ou roubo. Além disso, a partir da 3ª via é obrigatório o pagamento da taxa.
Tenho mais de 60 anos. Preciso fazer agendamento?
Não. Basta comparecer a um dos postos para emitir sua nova identidade.
Perdi meu boleto e não paguei, posso emitir uma segunda via?
Sim. Basta preencher o formulário de agendamento novamente que será gerado um novo boleto.
Nome de casado ou nome de solteiro, qual utilizar?
O formulário de agendamento deverá ser preenchido com o nome que se encontra na sua identidade anterior.
Ainda tenho dúvidas, com quem posso falar?
Entre em contato com a Diretoria de Identificação:
Telefones: (91) 4006-9002 / 4006-9037
Endereço: Avenida Governador Magalhães Barata, n° 209. Bloco A (2º piso). Bairro: Nazaré. Belém - Pará. CEP: 66.040-903